O plantio manual de cana-de-açúcar, é, tecnicamente, considerado semi-mecanizado por envolver operações manuais e mecanizadas em suas etapas.
As operações envolvidas no plantio semi-mecanizado são: sulcação mecanizada, juntamente com a aplicação de defensivos e fertilizantes; distribuição de mudas manualmente; picação e alinhamento das mudas dentro do sulco manualmente, e cobrição (fechamento) dos sulcos, mecanicamente.

As etapas são divididas em:

Corte da muda

Essa atividade deve ser realizada cortando manualmente as canas-de-açúcar que servirão como mudas para plantio, através da utilização de mão de obra com uso do facão (podão).

Carregamento e transporte

As canas-de-açúcar cortadas de forma manual, são separadas em montes e são coletadas com carregadeiras e colocadas em carrocerias que facilitam o descarregamento.

Sulcação e adubação

A operação de sulcação está relacionada com os seguintes aspectos: espaçamento da cultura, profundidade e largura do sulco.
Os implementos utilizados para a sulcação também são capazes de efetuar simultaneamente a adubação.
As novas raízes devem encontrar um solo preparado para formar um sistema radicular amplo e eficiente.

Plantio

O plantio é realizado de forma manual, para esta etapa é necessário a utilização de mão-de-obra para a otimização das seguintes atividades: colocação e arrumação da posição dos toletes nos sulcos, corte dos toletes em pedaços contendo três gemas e fiscalização do plantio.

Os toletes devem ser cortados para evitar que a predominância de hormônios vegetais existentes na ponta da cana (tecidos jovens) induza o entortamento do colmo e a saída da ponta do colmo para fora do sulco. Cortando em pedaços, quebra-se a dominância da gema apical e, assim, todas as gemas passam a sintetizar hormônios vegetais que induzem a brotação.

Tampação e aplicação de defensivo

Após toda cana distribuída nos sulcos e devidamente adubadas, acontece a tampação através de implemento especifico que é capaz de efetuar a tampação dos sulcos e aplicação de defensivo, simultaneamente.